Santos Populares: afinal quais os benefícios da Sardinha?

Santos Populares

Fogueira de São João

Em mês de Santos Populares, festeje este arraial e não dispense uma boa Sardinha! Fique a conhecer quais os benefícios DA SARDINHA. 

 

Nos Santos populares, a presença de receitas com  sardinha tornou-se numa tradição para os Portugueses que neles participam.

A sardinha foi eleita um dos alimentos mais saudáveis do mundo no livro “os 150 alimentos mais saudáveis do planeta” do psicólogo norte americano  e doutor em nutrição, Jonny Bowden.

A sardinha forma grandes cardumes nas costas Portuguesas, em zona de mar aberto, alimentando-se de plâncton. Além disso é  um peixe muito nutritivo, com propriedades capazes de ajudar o organismo, uma vez que é uma  fonte natural de proteínas completas e de alto teor Biológico como também de Ferro, Fósforo, Magnésio, Vitaminas A, B, D e K e Cálcio. Fornece ainda Ómega 3, ácidos gordos que são bastante benéficos para o organismo Humano.

Portanto, quais os reais benefícios da Sardinha? 

Excelente fonte de ácidos gordos ómega 3: são também um dos tipos de gordura mais saudáveis devido à ajuda na diminuição dos triglicerídeos e colesterol total no sangue. Previnem doenças coronárias, ataques cardíacos e promovem também o bom funcionamento cerebral.

Excelente fonte de proteínas: com um elevado teor de proteínas que é uma fonte de energia natural. Exercem também uma função essencial na construção e desenvolvimento dos músculos e da pele.

Excelente fonte de cálcio: uma dose de  85 gramas fornece tanto cálcio como uma chávena de leite. As mulheres que entram na menopausa, podem integrar este alimento na sua dieta, pois como é fonte natural de cálcio e vitamina D, portanto  ajudam a preservar os ossos, prevenindo a osteoporose.

7 Curiosidades sobre a sardinha

  1. Segundo o Oceanário de Lisboa, no mês de Junho comem-se em Portugal 13 Sardinhas por segundo, ou seja,  35 milhões de Sardinhas;
  2. A Espécie encontra-se ameaçada como resultado da pesca excessiva. Os Portugueses são os terceiros maiores consumidores de peixe no mundo;
  3. Existem mais de 20 espécies de sardinhas;
  4. O peixe ganhou o nome de sardinha porque  existia em grande quantidade na Sardenha;
  5. As primeiras conservas de sardinha apareceram por incentivo de Napoleão, no século XIX;
  6. Portugal é também exportador de sardinhas em lata;
  7. Grande parte da sardinha apanhada do mar é também usada como isco. Assim é para apanhar outros peixes de maior porte.

Sardinhas Assadas

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Translate »